quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mulheres no Trânsito.

PROJETO Mulheres no Trânsito
Aluno: Matheus Henrique
Série: 2 ª D Matutino
Professora: Aguimar Conceição Siqueira Castro Leite
Elas já são caminhoneiras, taxistas e motoristas de ônibus e recebem elogios pelo bomcomportamentoDo adeus aos espartilhos à conquista do direito ao voto, em 1932, muita coisamudou. As mulheres já superam o número de trabalhadores do sexo masculino em muitasorganizações e é cada vez mais comum ver cargos de chefia em mãos femininas. Asconquistas pessoais e profissionais obtidas ao longo dos tempos estendem-se ao trânsito.

Há dez anos, elas eram apenas 421.423 dos 2.091.064 de condutores registrados no Paraná. Hoje, somam 899.302, um crescimento de 113%. Apesar de ainda serem a minoria(são 27,72% dos motoristas cadastrados no Detran/PR).As mulheres conquistam cada vezmais espaço neste ambiente historicamente masculino.O trânsito sempre esteve relacionado ao sexo masculino, em função, rincipalmente, da força que os primeiros automóveis exigiam do motorista.
Temos aqui um depoimento da Senhora,Neide Mary Senger, 64 anos: “Eu tive que aprender a dirigir pegando o carro do meu maridoescondido, porque na época diziam que homem que deixava mulher aprender a dirigir perdia amulher e o carro”.
Hoje, de acordo com a psicóloga Neuza Corassa: A praticidade e a cautela, são as principais características das motoristas, Enquanto a auto-afirmação e a competitividade são as dos motoristas.
As ESTATÍSTICAS mostram a maior prudência das motoristas: Em 2005, 7.730 condutoras se envolveram em acidentes com vítimas em todo o Paraná, contra 52.082 condutores. Ou seja, apesar das mulheres serem 27,72% dos condutores do Estado, elas são responsáveis por apenas 12,34% dos acidentes.

Elas Pilotam...
A mulher vem, ao longo dos tempos, conquistando seu espaço e quebrando barreiras no mercado de trabalho. Entrevistamos três mulheres responsáveis pelo deslocamento dentro de Belo Horizonte e nas estradas do nosso país, fato inusitado que para ilustrar o espaço que elas ocupam em uma profissão geralmente exercida por homens.Paixão pelo que fazem é o que marca a personalidade da Edvalnine (maquinista do metrô de Belo Horizonte), Maria do Carmo (motorista do transporte coletivo urbano) e Ana Cristina Cândido (motorista do transporte rodoviário).
É evidente que o número de mulheres no trânsito ainda é inferior ao dos homens. Pesquisas recentes provaram que 53% da população são mulheres, e apenas 29% possuem carteira de habilitação. Dos acidentes fatais que acontecem em estradas e nas cidades, os homens são responsáveis por 90%, sendo a participação da mulher de apenas 10%, nestes casos.

A Verdadeira historia da Mulher Conta uma lenda que no princípio do mundo, quando deus decidiu criar a mulher, viu que tinha esgotado todos os materiais sólidos no homem e não tinha mais do que dispor. Diante deste dilema e depois de uma profunda meditação, fez o seguinte: Pegou a forma arredondada da lua, as suaves curvas das ondas, a terna aderência das bromélias, o trêmulo movimento das folhas, a forma, o amoroso olhas do cervo, a alegria do raio de sol e as gotas do choro das nuvens. Cuida-te quando fazer chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem; não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser AMADA. Assim deus criou a mulher e através dela deu o amor ao mundo!



Um comentário:

Anônimo disse...

Mateus, voces optou por fazer sozinho, conseguiu e fez bonito.

Abraço carinhoso Aguimar